Conteúdo

Concerto Banda da União Filarmónica do Troviscal

Evocação Centenário Morte Maestro Sousa Morais

Local
Auditório CILV

Data
26/10/2019

Hora
21H30

UNIÃO FILARMÓNICA DO TROVISCAL

A primeira Banda que existiu no Troviscal foi fundada em 1911 por um professor do ensino primário, José de Oliveira Pinto de Sousa, que leccionava, durante a manhã,as aulas curriculares e música durante a tarde.
A Banda Escolar do Troviscal tornou-se nacionalmente famosa devido a sérias disputas que sustentou com a Igreja Católica, que culminaram com a excomunhão da Banda pelo Bispo de Coimbra, em Novembro de 1922. Não só devido a este conflito de cerca de 17 anos com a hierarquia eclesiástica, mas também devido à sua qualidade artística comprovada por vários prémios ganhos em certames nacionais, a Banda Escolar do Troviscal ganhou uma enorme reputação mas viria lamentavelmente a extinguir-se em 1942.

Em 1989, um grupo de personalidades juntou-se para convidar o Dr. Silas de Oliveira Granjo, um dos netos de José Oliveira, para que se criasse uma associação musical na Freguesia, que de alguma forma pudesse vir a dar continuidade ao legado da Banda Escolar do Troviscal. O desafio foi aceite e, em Setembro desse ano, um grupo de jovens com idades entre os 6 e os 14 anos começaram a aprender música. Em Dezembro desse mesmo ano era já possível ter 23 jovens a tocar 3 melodias de Natal em instrumentos de sopro. Os alicerces estavam lançados e a banda, agora chamada “União Filarmónica do Troviscal”, deu início à sua actividade regular como uma outra qualquer banda amadora comunitária portuguesa.

O objectivo da banda foi sempre o de interpretar o melhor repertório possível que fosse compatível com as capacidades técnicas dos seus músicos. Mantendo sempre a tradição de actuar ao ar livre que se espera de uma banda amadora em Portugal, a UFT cedo apontou para objectivos mais artísticos e, em 1998, participou no Festival Internacional para Jovens músicos Purmerade 98, em Purmerend, na Holanda. Neste mesmo festival mereceu do júri da modalidade de "Bandas de Concerto" apreciações de bom e muito bom em todos os parâmetros analisados e ainda uma classificação de 1º lugar com louvor no concurso de solistas. Em Abril de 2000 é reconhecida como instituição de utilidade pública.  Em Março de 2001 deslocou-se a França, onde actuou com muito agrado no Parlamento Europeu,  em Estrasburgo, e em Paris. Em Agosto do mesmo ano actuou num festival de Bandas Juvenis em O Rosal, na Galiza, e em Outubro deslocou-se à região francesa da Bretanha, onde realizou concertos em várias cidades. Em Junho de 2002, pela 2ª vez no festival Purmerade na Holanda, consegue a qualificação de excelente em todos os parâmetros interpretativos  na modalidade de concerto sendo-lhe atribuído o primeiro prémio nesta modalidade e, no concurso de solistas, arrecada dois 1° classificados com louvor (saxofone e  trompete),  e dois 1° classificados  (flauta e clarinete). Em Junho de 2004 representa Portugal no Festival Internacional de bandas FIJO na cidade Checa de Cheb.

Nos anos que se seguiram, apresenta-se em diversos festivais e concertos em Portugal e Espanha e manteve o seu Festival Ibérico de Bandas que organiza desde 2002. Em Abril de 2008 vence o primeiro prémio da 2ª Secção (bandas até 70 músicos) no “II Certâmen Internacional de Bandas de La Senia”em Espanha. Em Setembro de 2010 é convidada de uma edição do programa Câmara Clara da RTP2 dedicado às Bandas Amadoras. Em Julho de 2011 realiza uma  digressão ao Extremo Oriente actuando em Macau, Hong Kong e Chiayi City (Taiwan) participando na 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Bandas e Ensembles de Sopro (WASBE), da qual resultou a edição de um CD e um DVD editados pela produtora americana Mark Records.

PROGRAMA CONCERTO CILV:

Le Petit Enfant (Simplicidade) abertura, Sousa Morais 
Sinfonia per Banda, abertura,  Amilcare Ponchielli
Mazurca Concertante para Bombardino*, Sousa Morais 
Hilariana, rapsódia nº 3, Sousa Morais
Bosque Encantado, Fantasia, Artur Ribeiro Dantas
Le Combattant, marcha, Sousa Morais 


Entidade organizadora
Câmara Municipal de Valença

Preço
Entrada Livre

Mais informações
251 809 500