Conteúdo

Concerto Sociedade Filarmónica de Crestuma

Evocação Centenário Morte Maestro Sousa Morais

Local
Auditório CILV

Data
12/10/2019

Hora
21H30

HISTORIAL DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE CRESTUMA

Com a sua própria Sede Social, à Rua Central - 408, da freguesia de Crestuma, freguesia esta banhada pelo rio Douro, na margem esquerda, no Concelho de Vila Nova de Gaia, foi a SOCIEDADE FILARMÓNICA DE CRESTUMA, fundada em 1 de Julho de 1921 mercê da boa vontade e dinamismo de alguns Crestumenses de que é justo destacar os nomes Alberto Silva Ramos, Joaquim Fernandes Lopes e João Luís Meireles.

Com a colaboração das várias direções que ao longo dos anos dedicaram o seu carinho e esforço na manutenção desta Sociedade, foram os diversos regentes, Joaquim Luís Meireles, Hermenegildo Campos, Rodolfo Campos, Joaquim Costa, José Moura, José Miguel B. Monteiro, Tiago Soares, Humberto Granja e atualmente Joana Oliveira, dando expressão ao objetivo artístico para que os Estatutos apontam, tornando-se a Sociedade Filarmónica de Crestuma num verdadeiro alfobre de bons músicos.

Do seu nível artístico falam ainda as presenças que foram e que são de alguns dos seus executantes em Bandas e Orquestras de renome - Banda da Força Aérea, Banda da GNR, Ex-Infantaria 1, Ex-Infantaria 6, Banda da Região Militar do Norte, Orquestra do Norte, Banda da Polícia do Comando Metropolitano do Porto, Clássica do Porto, Gulbenkian, Orquestra da Opera de S. Carlos, Quarteto de Metais de Lisboa, etc., para além do pormenor de muitos deles terem frequentado o Conservatório de Música do Porto com pleno aproveitamento; tendo outros adquirido o grau de Regentes de Bandas e Professores do próprio Conservatório, funções que exercem com muito mérito. Presentemente alguns dos músicos frequentam de igual modo vários Conservatórios, Academias de Musica, Universidade de Aveiro e Universidade de Braga.

A presença da Banda em 1944, num concurso realizado em Lisboa onde granjeou a admiração de todos pela honrosa posição conquistada conforme relata a Imprensa da época, é testemunho da sua vitalidade e categoria.

Finalista do Festival de Bandas, organizado pela E.D.P., em 1985/86.Em 1994, tomou parte do I Encontro de Bandas de Música, dos Municípios Ibérico - Ribeirinhos do Douro, realizado em Aranda del Duero - Espanha.

Entidade Organizadora do I Festival Internacional de Bandas Filarmónicas de Crestuma, marcou ainda presença, ao longo dos anos, em prestigiados festivais e encontros de Bandas por todo o País. Aquando da celebração das Bodas de Diamante, recebeu por unanimidade da Câmara Municipal de V. N. Gaia, a medalha de Ouro de Mérito Municipal.

Em 2013 foi laureada com o Troféu Artes e Letras pelo Jornal "O Audiência".

Em 2014 venceu o 1º Prémio do 1º Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas-CIB

PROGRAMA CONCERTO AUDITÓRIO CILV:

VILASOBROSO | Andrés Álvarez Hernandez
A CURUXA | José Javier Ces Calvo
THESEUS | Andrés Álvarez Hernandez
A FESTA NA SERRA DO PILAR | João Carlos de Sousa Morais
J’ATTENDS | João Carlos de Sousa Morais | Piccolo: Ana Rita Coelho e Maria Oliveira (solistas)


Entidade organizadora
Câmara Municipal de Valença

Preço
Entrada Livre

Mais informações
251 809 500