Conteúdo

Anho no Forno, um manjar, à Mesa em Valença

Festival Gastronómico

2 de setembro de 2019
Anho no forno, com arroz pingado, em alguidar, confecionado nos fornos a lenha, à moda antiga, é um prato consagrado e um autentico manjar dos deuses. No fim de semana de 31 de agosto e 1 de setembro apresentou-se à mesa num festival gastronómico, em Gondomil, Valença.
Festival Gastronómico
    O Festival Gastronómico Sabores do Anho é o certame mais antigo da região a celebrizar uma receita consagrada e reconhecida por todos os apreciadores. Esta foi uma oportunidade única para saborear um prato que é um emblema da gastronomia valenciana e da região.
    É um autentico manjar, elaborado por mãos sábias e sempre foi rei das festas grandes das aldeias e dos grandes convívios das famílias.

Os Segredos do Anho no Forno
    Banhado com os temperos e os segredos das ervas aromáticas da região, vai a cozer nos tradicionais fornos de lenha.
    Apresenta-se à mesa tostado por fora, de carne tenra e suculenta, no típico alguidar oval de barro minhoto, firme nos paus de loureiro. No interior do alguidar resguarda-se o celebre arroz pingado que incorporou os sucos do anho durante a cozedura.

Anhos de Puras Pastagens
    Os anhos, preparados para este festival, são criados nas pastagens dos montes e campos locais em pastoreio livre, entre a erva e a carqueja que vão dar um toque único à carne do anho.

Dois Dias de Festa Gastronómica
    Durante dois dias foi possível saborear o anho no forno, a preços populares e desfrutar de um amplo programa de animação, com musica tradicional portuguesa, numa grande festa de sabores. 
    O Largo de Santa Rita, em Gondomil, foi o espaço de acolhimento deste festival gastronómico.
    A iniciativa foi da Câmara Municipal de Valença, Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil.

Adicionar comentário