Conteúdo

Leitão no Caixote foi Rei no Festival Gastronómico

Petiscos e Vinhos Serranos em Valença

13 de maio de 2019
“Os Sabores Serranos”, foram o convite de Valença para se encantar com as delicias do porco, em prato ou petisco, em que o Leitão no Caixote foi rei.
   Entre 11 e 12 de maio a freguesia valenciana de São Julião foi o destino para quem gosta de comer com tradição.

Leitão no Caixote
    Leitão no Caixote destacou-se neste festival pela forma original de confeção e o sabor único que, todos os anos, atrai milhares a este festival para o apreciar. É uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato.

Petiscar com Tradição
    Os petiscos mais tradicionais, do tempo das nossas avós, em que a carne de porco estava sempre presente proporcionam tantos petiscos de perdição. Os fumeiros, com destaque para os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue, o presunto, os rojões, a orelha de porco foram algumas das iguarias que poderam apreciar neste festival. O bolo do tacho,  a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, completaram o cardápio.

Doces de Antigamente
    Na doçaria as rosquilhas, os papudos, as sopas secas, o arroz doce, a aletria e tantas mais de deixar água na boca. 
    Acompanharam os vinhos verdes e alvarinhos de Valença.
    Neste festival tiveram dois dias para petiscar, comprar, apreciar e deliciar-se com vários pratos e petiscos  serranos.

Trilho Serrano
    No âmbito do festival decorreu  o “Trilho Serrano”, pelos pontos patrimoniais e  naturais mais emblemáticos da freguesia de São Julião, no domingo, 12 de maio, com a distância de 10 km e saída da Igreja Paroquial.  

Arraial Minhoto
    As charangas e as tradicionais desgarradas e cantares ao desafio, a queimada serrana e o folclore local proporcionaram dois dias de uma autentica festa minhota.
    Os Sabores Serranos foram uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença,  da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião.

Adicionar comentário