Conteúdo

Valença Com Boas Contas em 2018

9 Anos com Saldo Positivo

7 de maio de 2019
A Câmara de Valença aprovou as contas de 2018, com um saldo positivo de 1.178.938,51 euros. Este é o nono ano consecutivo com resultados positivos. Valença poupou na gestão corrente e investiu mais em obra.
    As boas contas resultam, também, no prazo de pagamento aos fornecedores. Em 5 anos  reduziu para metade, hoje, o Município paga a 38 dias, quando em 2013 (por exemplo) era de 77 dias.  A  taxa de execução do orçamento situou-se nos 87%.

Investir Bem
    Em 2018 a Câmara poupou na gestão corrente 673 mil euros investindo mais em obras na cidade e na requalificação viária nas freguesias, bem como nas seguintes áreas:
- Na Educação destaca-se a manutenção constante de todo o parque escolar, a disponibilização de um amplo leque de valências de apoio direto e indireto à comunidade escolar.
- Na Ação Social merece referência os apoios / atividades para os seniores, os jovens, a renovação de habitações degradadas, o reforço dos apoios na educação e às famílias.
- No Ordenamento do Território destaca-se o avanço da conclusão da requalificação do centro histórico e a remodelação do P.D.M. – Plano Diretor Municipal, bem como a manutenção da rede viária municipal, assim como a continuação da requalificação da Quinta do Mosteiro de Sanfins são intervenções fundamentais.
- No Abastecimento de Água e Saneamento há investimentos constantes na renovação das redes de abastecimento de água e na manutenção / ampliação da rede de saneamento básico.
- Na Cultura Valença disponibilizou um programa cultural vasto, diversificado e constante, em parceria com o movimento associativo.
- No Desporto capacitaram-se as infraestruturas desportivas, em parceria com as coletividades e proporcionou-se um amplo programa desportivo em que merece destaque a Eurocidade do Desporto.
- No Turismo e Comércio – promoveu-se Valença em Portugal e estrangeiro com o máximo foco, não só na Fortaleza, como nos Caminhos de Santiago e Fátima, nas ecopistas e no aproveitamento do recurso Rio Minho.
- No campo industrial continuamos a atrair novos investimentos estrangeiros e a reforçar a capacidade de acolhimento industrial.

Contas Equilibradas
    Desde 2010 Valença reduziu a divida a terceiros de curto prazo em cerca de 4,9 milhões de euros.

Adicionar comentário