Conteúdo

Valença Celebrou Feriado Reconhecendo Mérito a Quatro Valencianos

18 de Fevereiro Dia de São Teotónio

18 de fevereiro de 2019
Valença homenageou quatro Valencianos de Mérito, no Feriado Municipal, segunda-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio.
    O Feriado Municipal evocou São Teotónio, natural de Valença e primeiro santo português. Este foi um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento de quem meritóriamente se tem destacado na dinamização / projeção do concelho

Valencianos Homenageados
    Este ano o Município de Valença atribuiu a Medalha de Mérito Municipal a quatro valencianos que se tem destacado na ciência e nos meios associativo e empresarial. Na Sessão Solene foram homenageados os investigadores Joana Moscoso, a cientista das bactérias e Carlos Filipe Pereira, o reprogramador das células, bem como José Braga, presidente e co-fundador da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa e o empresário Luís Videira, do restaurante “A Valenciana”, em Lisboa e da “Quinta da Valenciana” no Seixal.

São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade.
    Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.
    Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000  moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Adicionar comentário