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Política da Qualidade

Política da Qualidade do Município de Valença
A Câmara Municipal de Valença ambiciona ser um serviço orientado para a qualidade e inovação, com base em modelos de gestão eficazes e eficientes, colaboradores motivados e elevado sentido ético de serviço público, satisfazendo as necessidades e expectativas dos clientes.
A modernização administrativa dos serviços públicos é considerada fundamental para construir um modelo de excelência dos serviços municipais e considerar a Câmara Municipal de Valença uma referência de qualidade na região do Alto Minho. Esta modernização contínua dos serviços passa essencialmente pelo acompanhamento e introdução de novas formas de gestão e organização do trabalho, pela delegação mais alargada e consequentemente, pela maior responsabilização da sua estrutura de funcionamento, promovendo essencialmente uma aproximação entre o Executivo e os clientes.
Assim, os sistemas de gestão presentemente adotados são as ferramentas que vão permitir atingir os patamares de qualidade desejados pela administração autárquica promovendo, continuamente, o desenvolvimento do Município de Valença e a aumentando a qualidade de vida dos Valencianos, bem como prosseguindo o interesse público no respeito pelo direito dos cidadãos, observando o princípio da eficácia, da igualdade e desburocratização, o aproveitamento eficaz e racional dos meios disponíveis, melhorando a qualidade dos serviços prestados às populações.

As áreas abrangidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Valença, têm como Política da Qualidade assegurar:
  • A prestação aos clientes, serviços que respondam às suas necessidades e expectativas;
  • Desenvolver a responsabilização, motivação, dignificação e valorização profissional e pessoal dos colaboradores através da formação, da partilha de experiências e de soluções de trabalho em equipa e de comunicação para que estes se sintam parte integrante da qualidade da autarquia;
  • Melhorar a utilização dos recursos visando a satisfação do cliente;
  • Planificar, desenvolver e otimizar permanentemente os seus processos, atividades e serviços, de modo a assegurar melhorias contínuas na produtividade e qualidade com a correspondente redução de custos;
  • Cumprir os requisitos e a legislação aplicável aos processos, atividades e serviços desenvolvidos pela autarquia;

O Executivo da Câmara Municipal de Valença acredita que os colaboradores e o seu total envolvimento são fundamentais para o sucesso dos projetos empreendidos pela organização e para dinamizar os sistemas de gestão da qualidade.



1. POLÍTICA DA QUALIDADE

A Política da Qualidade foi aprovada na reunião ordinária da Câmara Municipal de 18-01-2012, mantendo-se em atualidade.


2. MANUAL DA QUALIDADE

O Manual da Qualidade foi aprovado na reunião da Câmara Municipal de 12-09-2012.

Em reunião do Executivo  de 17-07-2014 foi aprovada a alteração ao Manual da Qualidade de modo a incluir outros serviços no âmbito da certificação.

Aprovada alteração ao manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 20-05-2019

Aprovada alteração ao Manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 02-12-2021

Aprovada alteração ao Manual da Qualidade  em Reunião do Executivo de 26-05-2022


3. ÂMBITO DA CERTIFICAÇÃO
O âmbito do SGQ é o seguinte:

- Gestão do Arquivo Municipal
- Gestão da Biblioteca Municipal
- Gestão da Piscina Municipal
- Serviço Municipal de Metrologia;
- Balcão do Munícipe
- Tecnologias e Sistemas de Informação

Como serviços de suporte, os Recursos Humanos e o Aprovisionamento.
Aos serviços supra referenciados foi renovada a certificação a 7 de agosto de 2022 pela LUSAENOR.
Validade do certificado: 2025-08-07

Email: qualidade@cm-valenca.pt
 

Manual de Gestão da Qualidade

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