Conteúdo

Valenca Finicia

Câmara Cria Fundo Para Apoiar Jovens Empreendedores

Valença Finicia é o novo instrumento financeiro de apoio à dinamização empresarial local que a Câmara Municipal, em parceria, com a Caixa de Crédito Agrícola, o IAPMEI, a Norgarante, a UEVM e a Escola Superior de Ciências Empresariais lançou para apoiar o empreendedorismo.

Com este programa pretende-se estimular e orientar investimentos, a realizar por Micro e Pequenas Empresas existentes ou em fase de criação, no concelho de Valença, com atividade ou projeto empresarial de relevância local. Esta é uma oportunidade, sobretudo para os jovens, de concretizarem iniciativas inovadoras e criativas, numa ocasião que é tão dificil o acesso ao crédito.

Jorge  Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Valença Financia é um instrumento de apoio ao empreendedorismo e uma oportunidade para os jovens valencianos concretizarem projetos novos, criativos e dinamizadores da economia e do emprego local. Quero que os jovens tenham oportunidades na nossa terra”.

O Programa FINICIA tem o objetivo de facilitar às empresas de menor dimensão o acesso ao crédito. Apresenta-se um produto financeiro inovador e atrativo, comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado, com um aporte de 10 mil euros por projeto com taxa Euribor a 180 dias e um spread de 1,5%.

Os mecanismos e procedimentos de pedido de financiamento, através do Fundo, pretendem-se simples e desburocratizados e os processos de tomada de decisão e concretização da operação, rápidos.

Podem candidatar-se ao programa Valença Finicia as micro e pequenas empresas do concelho que pretendam desenvolver projetos empresariais nas áreas da indústria, comércio, turismo, energia, agroindustria, construção e serviços.

A Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE) e a União Empresarial do Vale do Minho prestarão apoio na elaboração dos projetos e organização das candidatura. O acompanhamento e execução financeira e fisica dos projectos  ficará a cargo da ESCE e do Município de Valença.


O QUE É O VALENÇAFINICIA?
O FINICIA é um programa que facilita o acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de empresas, ou em empresas na fase inicial do seu ciclo de vida, com projectos empresariais diferenciadores, próximos do mercado ou com potencial de valorização económica.

DESTINATÁRIOS
Micro e pequenas empresas de Valença (existentes e/ou a criar)

ATIVIDADES ABRANGIDAS
Indústria, Comércio, Turismo, Construção e Serviços

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO DE MÉDIO-LONGO PRAZO
O financiamento a conceder é limitado a 10.000 € por projeto

TAXA DE JURO PREFERENCIAL
Euribor a 180 dias e spread de 1,5 %

PRAZO DE REEMBOLSO
O financiamento terá um período de reembolso mínimo de 3 anos e um máximo de 6 anos, com
o máximo de 1 ano de carência de capital

PRÉMIO FINANCEIRO
Isenção de 50% de reembolso, na parte financiada pela Câmara Municipal, com a criação de 5 ou mais postos de trabalho com contrato sem termo

ONDE APRESENTAR A CANDIDATURA?
Município de Valença
Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença
União Empresarial do Vale do Minho

VALENÇAFINICIA
Município de Valença
Praça da República
4930-702
Tlf. 251 809 500
Fax. 251 809 519
E-mail: gap@cm-valenca.pt

Normas e Condições de Acesso

[Formato . pdf - 932 KB]