SEGUNDA-FEIRA, 08 FEVEREIRO 2016
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina Inicial
 
Ponte Internacional ponte noite fortant fortponte perspectttv fortnova fortnova5
Hotspots
Galeria de Imagens
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Valença » Serviços Municipais » Informação Financeira

Orçamento de 17,5 milhões de euros - Valença Mais Social, Mais Atrativa e Mais Forte

O Município de Valença aprovou o orçamento de 17,5 milhões de euros para 2016, tendo como grandes eixos a requalificação urbana da cidade e centro histórico, uma aposta clara na formação das novas gerações, na promoção turística e novas medidas de apoio às famílias.

     Este é um orçamento estratégico que aposta na sustentabilidade do concelho, no equilíbrio e boas contas municipais e que prima por uma estreita articulação com as Juntas de Freguesia e as demais forças vivas do concelho. O trabalho de consolidação financeira, desenvolvido nos últimos anos, fortaleceu as bases financeiras do Município e deu-lhe capacidade para ser um concelho mais dinâmico, pro-ativo, equilibrado e sustentável.

     A educação continua a ser um eixo estratégico para Valença apostando-se na dinamização do Centro de Inovação e Logística e a Instalação da Escola Superior de Ciências Empresariais, a requalificação do parque escolar da EB 2 e 3 de Valença, bem como um conjunto de medidas de apoio aos alunos e às famílias.

     O avanço de obras estruturantes e marcantes para Valença como sejam a 2ª fase da requalificação da Cidade Nova (Largo da Lua de Mel e São Sebastião), a conclusão da requalificação da Fortaleza com a 4ª fase, envolvendo a parte norte, a requalificação e transformação do Jardim Municipal num polo de lazer e atratividade da cidade, são algumas das obras que se destacam nas grandes opções para 2016.

     O turismo continua a ser um grande eixo de dinamização económica de Valença. O concelho aposta na classificação da Fortaleza como Património Mundial, no Turismo Gastronómico, de Natureza e nos Caminhos de Santiago;

     A dinamização e potencialização dos recursos locais e dos valores coletivos do concelho continua a ser uma das grandes alavancas da cultura e do desporto em estreita parceria com as coletividades e as freguesias do concelho.

     O orçamento de Valença para 2016 reforça as medidas de apoio social às famílias, este ano com a novidade do I.M.I. Familiar, com uma redução deste imposto. A esta medida junta-se a redução do I.R.S., respeitante à Câmara Municipal até 5%, a favor das famílias. No campo dos impostos Valença aposta na atração de investimentos mantendo o I.M.I. e a Derrama nos valores legais mais baixos, bem como lança a redução do I.M.I. dos prédios requalificados e para habitação dentro da Fortaleza até um valor de 50%, incentivando a requalificação e reutilização dos edifícios do centro histórico.

     Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, "As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 refletem a afirmação do posicionamento de Valença como Concelho atrativo para Viver, Trabalhar e Visitar, reforçando a liderança de Valença no Alto Minho e Euro-região, sempre com o foco no bem-estar coletivo dos valencianos".


 

Meteorologia

M 15 ºC m 12 ºC

Nublado
Serviços On-line
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal