Conteúdo

“A Eurocidade Valença -Tui não se sente, vive-se!”

Tui e Valença são duas cidades da Galiza e Norte de Portugal que o rio Minho une pela centenária ponte internacional desde 1886.

O seu património e história são símbolos seculares de união e prosperidade comum.

A Fortaleza setecentista, um rico e vasto património edificado sobre o Minho é agora símbolo da modernidade e da tradição no comércio local. A rede museológica alberga as heranças do passado e os feitos de nobres valencianos que elevam o nome da cidade.

O centro histórico de Tui, um dos mais atrativos da Galiza, revela nas suas ruas, de herança medieval, testemunhos de séculos de história, a imponente Catedral de Santa Maria, casas abrasonadas, monumentos edificados com pequenos recantos históricos que surpreendem quem visita e quem vive na cidade. Destaca-se a importante herança cultural da comunidade judaica, como é o exemplo dos Sambenitos, expostos no Museu Diocesano, peças únicas na Europa, assim como o Menorá no claustro da Catedral de Santa Maria, que evidencia das relações entre as comunidades cristã e judia.

Os verdes montes, Aloia e Faro, e as águas azuis do rio Minho, são as riquezas naturais que a eurocidade destaca e promove para a prática de desportos de natureza e contemplação do meio natural.

Anualmente, muitos são os eventos culturais e desportivos promovidos na Agenda da Eurocidade, que acima de tudo promovem a cooperação e os valores europeus.

O projeto Unicidade, cofinanciado pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020, tem um conjunto de ações com o propósito de construir uma Eurocidade que seja no futuro um espaço singular, um exemplo de cooperação na Europa, através de um relacionamento impulsionado na cidadania europeia.