DOMINGO, 05 JULHO 2015
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina Inicial
 
Ponte Internacional ponte noite fortant fortponte perspectttv
Hotspots
Galeria de Imagens
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Valença » Desporto » Piscina Municipal


Av. da Juventude

Tel.: e Fax: 251818026
Email: piscinavalenca@gmail.com

Horário:
Segunda a Sexta-feira: 8h00 às 14h30 e 15h30 às 22h30
Sábado: 9h30 às 16h00


Valença Moderniza Piscina Municipal - Equipamento de Última Geração com Maior Parque Solar do Alto Minho

A Câmara Municipal de Valença avançou com uma obra de fundo de revitalização de toda a estrutura da Piscina Municipal no valor de 455 mil euros. Esta grande intervenção neste equipamento público de Valença, em funcionamento há já 20 anos, pretende garantira qualidade do equipamento e reduzir os custos de funcionamento, bem como maior responsabilidade ambiental.

A obra incide na renovação da fachada com a substituição da caixilharia e vidro, bem como de toda a cobertura de modo a permitir uma maior eficiência térmica. Ao nível dos equipamentos serão renovadas as maquinas de tratamento de água e no exterior será criada uma nova pista de Padel e um campo de Mini Basket. Ao nível da super-estrutura de madeira, que suporta a nave da piscina (a primeira em Portugal a implementar esta técnica construtiva) será alvo de manutenção e protegida, agora, pela nova fachada – estrutura em aluminio exterior.

Na área da eficiência energética está a ser renovado o sistema de iluminação para holofotes leds, bem como o sistema de desumidificação. A Piscina vai implementar, também, um sistema inovador de monitorização de todos os gastos energéticos de modo a reduzir os consumos de gás e eletricidade.

Para o aquecimento das águas sanitárias e dos tanques da Piscina a Câmara Municipal montou o maior parque solar do Alto Minho com 96 painéis solares. Um sistema que permitirá dar resposta aos 400 banhos diários da Piscina e implementar um sistema inovador, neste tipo de equipamentos, de aquecimento dos tanques, durante grande parte do ano, com àgua quente solar.

O Complexo da Piscina Municipal é um equipamento público transfronteiriço que contabiliza, por ano, 106 mil entradas, em 2014.

Esta obra enquadra-se na política municipal de sustentabilidade e valorização do património municipal que nos últimos anos tem permitido recuperar e readaptar um conjunto de imóveis que estavam abandonados ou que já não davam uma resposta eficiente às necessidades da comunidade. Para além do complexo da Piscina Municipal destaca-se, nos últimos anos, a recuperação dos edifícios da antiga Assembleia Valenciana, com transformação em Arquivo Municipal ou a intervenção no emblemático painel do edifício da Fronteira, bem como as recuperações dos Pavilhões, do antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos na Fortaleza, bem como das antigas escolas primárias.

Este conjunto de intervenções na Piscina são financiados pelos fundos comunitários através do programa ON 2.

Para o Presidente da Câmara, Jorge Mendes, "Investir na Piscina Municipal é investir num equipamento, hoje, essencial à qualidade de vida dos valencianos. Garantir a durabilidade, eficiência e utilidade dos equipamentos públicos é um dever de quem gere o Município".

Declaração de Autorização de Frequência de Menores Nado Livre
Ficha de Dados de Utente
Solicitação de Cedência de Instalações




 

Meteorologia

M 25 ºC m 15 ºC

Clear
Serviços On-line
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal