SEGUNDA-FEIRA, 24 NOVEMBRO 2014
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Ponte Internacional ponte noite fortant fortponte perspectttv
Hotspots
Galeria de Imagens
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Valença » Turismo » Espaços Naturais » Biótipo da Veiga da Mira
A Veiga da Mira é uma importante zona natural envolvente à margem esquerda do rio Minho. É caracterizada por uma extensa área de veiga, inundável, onde predomina a vegetação ribeirinha de bosque dos tipo Louriçal, Palustres e de Carvalho, sendo por isso, um habitat privilegiado para várias espécies de aves migratórias e para a lontra.
A dinâmica de “alimentação” desta zona faz-se, essencialmente, pelo Rio Minho e, também, por três dos principais cursos de água, a saber: a Ribeira de Favais, a Ribeira da Pedreira, a Ribeira da Formigosa e seus afluentes que, formam a mais extensa bacia hidrográfica do concelho, estando povoadas as suas margens por algumas das vegetações mais ricas, luxuriantes e características deste tipo de terrenos. Esta é uma zona bem demarcada no território, encaixada entre as principais zonas de habitação do concelho, S. Pedro da Torre, Valença, Arão, Cristelo Côvo, bem como, pelo Rio Minho e pelo troço do IP1 (este último funciona como uma barreira bastante vincada e cicatrizante do território da veiga).
Os seus cerca de 300 hectares são assim, muito ricos a nível natural, bem como, a nível de património histórico. Encontram-se nesta zona um dos percursos da geira romana e, um “fortinho” do tempo da Guerra da Restauração.
A geografia da Veiga da Mira faz com que esta seja uma área especial em termos de habitats, o que a levou a sua classificação como parte integrante da Rede Natura 2000.
Classificada dentro da ZPE dos Estuários dos Rio Minho e Coura, principalmente, pela riqueza de habitats e da sua fauna e flora, merece uma intervenção por forma a valorizar e preservar estes espaço. Todo o perímetro está incluído no Sítio nº 19 - Rio Minho da Lista. Este mostra-se como um importante projecto para o município de Valença e o Vale do Minho, bem como, para a vizinha Galiza, pois promove a protecção de um dos locais mais ricos em termos de fauna e flora nas margens do Rio Minho (a Veiga da Mira).

 

Meteorologia

M 19 ºC m 13 ºC

Céu Limpo
Serviços On-line
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal