SEXTA-FEIRA, 06 MAIO 2016
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Ponte Internacional ponte noite fortant fortponte perspectttv fortnova fortnova5
Hotspots
Galeria de Imagens
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Valença » Turismo » Espaços Naturais » Biótipo da Veiga da Mira
A Veiga da Mira é uma importante zona natural envolvente à margem esquerda do rio Minho. É caracterizada por uma extensa área de veiga, inundável, onde predomina a vegetação ribeirinha de bosque dos tipo Louriçal, Palustres e de Carvalho, sendo por isso, um habitat privilegiado para várias espécies de aves migratórias e para a lontra.
A dinâmica de “alimentação” desta zona faz-se, essencialmente, pelo Rio Minho e, também, por três dos principais cursos de água, a saber: a Ribeira de Favais, a Ribeira da Pedreira, a Ribeira da Formigosa e seus afluentes que, formam a mais extensa bacia hidrográfica do concelho, estando povoadas as suas margens por algumas das vegetações mais ricas, luxuriantes e características deste tipo de terrenos. Esta é uma zona bem demarcada no território, encaixada entre as principais zonas de habitação do concelho, S. Pedro da Torre, Valença, Arão, Cristelo Côvo, bem como, pelo Rio Minho e pelo troço do IP1 (este último funciona como uma barreira bastante vincada e cicatrizante do território da veiga).
Os seus cerca de 300 hectares são assim, muito ricos a nível natural, bem como, a nível de património histórico. Encontram-se nesta zona um dos percursos da geira romana e, um “fortinho” do tempo da Guerra da Restauração.
A geografia da Veiga da Mira faz com que esta seja uma área especial em termos de habitats, o que a levou a sua classificação como parte integrante da Rede Natura 2000.
Classificada dentro da ZPE dos Estuários dos Rio Minho e Coura, principalmente, pela riqueza de habitats e da sua fauna e flora, merece uma intervenção por forma a valorizar e preservar estes espaço. Todo o perímetro está incluído no Sítio nº 19 - Rio Minho da Lista. Este mostra-se como um importante projecto para o município de Valença e o Vale do Minho, bem como, para a vizinha Galiza, pois promove a protecção de um dos locais mais ricos em termos de fauna e flora nas margens do Rio Minho (a Veiga da Mira).

 

Meteorologia

M 18 ºC m 12 ºC

Chuva fraca
Serviços On-line
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal