QUINTA-FEIRA, 28 AGOSTO 2014
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina Inicial
 
Ponte Internacional ponte noite fortant fortponte perspectttv
Hotspots
Galeria de Imagens
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Valença » Cultura » Colectividades Culturais » Luar do Minho


“Luar do Minho – Associação Cultural e Artística”

Os Órgãos Sociais tomaram posse em 10/05/2011, constituídos por um grupo de amigos que acreditam na cultura como veículo fundamental para o diálogo entre indivíduos, interessados no aprofundamento e conhecimento das nossas raízes, para um melhor entendimento entre as pessoas.
A Associação tem por finalidade produzir conhecimento sobre a realidade galaico minhota, promovendo a observação e a interacção através das artes, bem como a preservação, divulgação e transmissão do património cultural e natural com o propósito de sensibilizar a comunidade transfronteiriça recorrendo às formas de intervenção que entender, nomeadamente:
- Promover eventos que destaquem o valor patrimonial da região;
- Organizar acções de estudo, formação e informação que permitam um maior conhecimento do património cultural e promovam novas formas de intervenção artística;
- Produzir e realizar projectos artísticos;
- Promover o intercâmbio com associações congéneres nacionais e estrangeiras e recolher as experiências e soluções que mais se adaptem às necessidades locais.
A formação e a criação artística são os nossos principais objectivos com o intuito de criar cidadãos participativos na vida pública e melhor conhecedores da sua própria realidade.
No ano 2011, “Luar do Minho” promoveu e participou em vários eventos na região, cabendo aqui realçar o “Encontro galaico minhoto”, que no Mosteiro de Sanfins aglutinou gentes dos dois lados da fronteira e que devido à forte vertente cultural ali plasmada, tornou-se no evento mais destacado desta colectividade.
No ano 2012 estão previstas várias actividades no concelho de Valença entre as quais uma acção de formação (teórica e prática) na área do cinema/audiovisual, que decorrerá no mês de Junho no Edifício da Alfândega Cultural, e nos dias 28 e 29 de Julho realizar-se-á o “II Encontro galaico minhoto” no Mosteiro de Sanfins.
A formação musical que está a ser ministrada na Alfandega Cultural segue à velocidade de cruzeiro e encontram-se abertas inscrições para novas turmas de iniciação para instrumentos de cordas e percussão.
 

Meteorologia

M 26 ºC m 15 ºC

Céu pouco nublado
Serviços On-line
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal