Conteúdo

Romaria e Peregrinação ao Faro em Valença

Festas de Valença

15 de agosto de 2018
Valença celebrou a tradicional Romaria e Peregrinação à Senhora do Faro, em 15 de Agosto. Dos festejos destacou-se a multitudinária peregrinação a pé e o celebre mega piquenique em que o cabrito foi rei.
Peregrinação a Pé
    Centenas de peregrinos participaram nesta secular peregrinação penitencial que saiu da Igreja da Colegiada de Santo Estêvão, na cidade, às 8h00 e terminou na Capela do Faro, no topo do monte, por volta das 11h00.   7,5 Km's, a pé, em devoção a Nossa Senhora do Faro.

Os Tapetes Floridos do Minho
    Pelo percurso as povoações das freguesias de Valença, Ganfei e Gandra enfeitaram o percurso com os tapetes e os mais diversos motivos florais.

A Tradição do Farnel de Cabrito no Forno
    No fim da manhã decorreu a celebração eucarística, seguida do celebre piquenique. Manda a tradição que no dia da romaria o farnel de Cabrito assado no forno a lenha é o rei de um mega piquenique, no amplo e frondoso Parque de Merendas do Monte do Faro. A festa prolongou-se, tarde dentro, com um festival de bandas filarmónicas.

Devoção Popular
    A 15 de Agosto Valença celebra a Assunção de Nossa Senhora uma das mais emblemáticas festividades religiosas do Alto Minho que todos os anos atrai milhares de devotos ao Parque do Monte do Faro.
    A Peregrinação ao Faro é o ponto alto das celebrações religiosas das Festas de Valença que decorrem entre 10 e 15 de agosto, na cidade e no Parque do Monte do Faro.

Adicionar comentário