Conteúdo

Eurocidade Tui Valença Inspira Colombia e Equador

Cooperação na Raia Minhota é Exemplo para o Mundo

8 de junho, 2018
Delegação da Colômbia e do Equador veio conhecer o exemplo de cooperação entre Valença e Tui e inspirar-se no modelo da Eurocidade para estabelecer base de cooperação entre estes dois países.
Eurocidade Inspira a América Latina
    Os representantes da  Colômbia e Equador tiveram a oportunidade de conhecer a realidade administrativa, social, económica, cultural, desportiva e turística  e destas duas cidades. A Fortaleza, a Piscina Municipal, o Albergue de Peregrinos, o Comboio Turístico, a Catedral de Tui, a Câmara de Valença e o Concello de Tui foram alguns dos espaços visitados. 
    A iniciativa foi dinamizada pela Associação Europeia de Cooperação Territorial Galiza Norte de Portugal e pela Eurocidade Tui Valença e decorreu no âmbito das Jornadas sobre“Serviços Públicos Transfronteiriços”.

Eurocidade Exemplo de Cooperação
    A Eurocidade Valença Tui é um encontro de vontades de 35 mil habitantes, num novo conceito de cooperação, de segunda geração, no âmbito europeu. Duas cidades, que vivem frente a frente, "unidas" fisicamente pelo Rio Minho e pela fronteira, estão a institucionalizar uma cooperação que já é efetiva e real na vida diária das duas comunidades.
    Valença e Tui são o centro geo-estratégico do Noroeste Peninsular, com uma esfera de influência, a 1h30, de 6 milhões de habitantes e a fronteira terrestre mais movimentada, entre Portugal e Espanha, com a passagem, diária, de 22 mil veículos dia.

Prioridade o Cidadão
    O trabalho conjunto é dirigido ao cidadão e às instituições, promovendo a convergência entre as duas cidades, que encontram, na fronteira, uma oportunidade para o desenvolvimento do território.

Partilha de Equipamentos
    A partilha de equipamentos e serviços é outra das grandes realidades que as duas cidades estão a institucionalizar. A Piscina Municipal de Valença, o Teatro Municipal de Tui, os Bombeiros Voluntários de Valença e os Serviços de Saúde são alguns dos serviços e equipamentos com utilização conjunto cujos modelos de gestão partilhada podem trazer grandes benefícios para as comunidades locais e mesmo regionais.
    A gestão partilhada do território é a grande meta de Valença e Tui com a institucionalização de uma eurocidade, num modelo de cooperação que seja um exemplo para a Europa e o mundo. O projeto conta com a cobertura da União Europeia, dos governos de Portugal e Espanha e o resguardo da Xunta de Galicia, da Comissão de Coordenação da Região Norte e da A.E.C.T. - Associação Europeia de Cooperação Territorial Norte de Portugal / Galicia a Eurocidade.