Conteúdo

Feriado Municipal Reconheceu Mérito a João Guterres

Dia de São Teotónio

18 de fevereiro de 2018
Valença celebrou o Feriado Municipal, domingo, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio e dos Valencianos, atribuindo a Medalha de Mérito Municipal ao empresário valenciano João Guterres.
    O Feriado Municipal evocou São Teotónio, nascido em Valença e primeiro santo português, um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento meritório das instituições e personalidades dinamizadores e de projeção da cidade.

Empresário João António Guterres
    João António Guterres recebeu a Medalha de Mérito Municipal pelo trabalho desenvolvido como empresário, empreendedor e inovador na projeção dos recursos endógenos de Valença. Pela sua mão, hoje, o nosso Caldo Verde é uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal e o celebre cabrito assado no forno é referenciado por Portugal. A paixão pelos vinhos e as bebidas espirituosas levou João Guterres à criação do primeiro gin tinto do mundo, mas também ao lançamento dos licores Cantar Portugal.

São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade.
    Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.
    Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000  moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Adicionar comentário