Conteúdo

Valença Marca o Bom Caminho Para Santiago

42 Mil Peregrinos em 2017

2017-07-27
Valença surpreende, cada vez mais, os peregrinos dos Caminhos de Santiago. Até ao final do ano são esperados mais de 42 mil peregrinos.
Terça-feira, 25 de julho, Dia de Santiago, Valença deu a conhecer os novos investimentos nos percursos da Costa e do Interior, do Caminho Português. O ato começou às 10h, no Albergue de São Teotónio, com a presença do diretor do Xacobeu, Rafael Bargiela. Seguiu-se uma visita à exposição “Via Iacobitana”, na Loja de Turismo, promovida pela Xunta de Galicia.

Nova Sinalética no Caminho da Costa
    O percurso de Valença, do Caminho da Costa, conta já com nova sinalética constituída por 16 postes de orientação e 20 placas de chão, na Fortaleza. Até ao final do verão serão colocados três postes informativos, na rotunda da Trapicheira, Albergue e entrada da Ponte Internacional. A Câmara Municipal readaptou, também, um espaço devoluta, em Fontoura, no Caminho Interior, para apoio aos peregrinos. 

Valença Marca os Peregrinos
    Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui em frente a a Fortaleza de Valença atrás.

Dinamização da Economia Local
    O crescente volume de peregrinos tem potenciado a oferta da atividade turística direcionada para este nicho de mercado. Para além do Albergue de São Teotónio, propriedade da Câmara de Valença, existem mais três albergues privados e o número crescerá mais, em breve. Para além dos albergues o volume de peregrinos reflete-se nas demais unidades de alojamento local, hotelaria, restauração e comercio em geral.  Produtos adaptados para quem faz o Caminho de Santiago, como por exemplo o Menu do Peregrino. 

Caminho da Costa Paralelo ao Rio Minho.
    O percurso do Caminho da Costa decorre paralelo ao rio Minho, cheio de marcas históricas, valores patrimoniais e uma natureza que apaixona. O Biótipo da Veiga da Mira e as florestas ripicolas acompanham este traçado. Os cruzeiros, a ponte romano / medieval da Veiga da Mira, pelo traçado da estrada romana, conduz os peregrinos até à Fortaleza de Valença.

Adicionar comentário