Conteúdo

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovado pela DGRF, atual AFN, em 2007, contém as ações necessárias à defesa da floresta contra incêndios. Para além das ações de prevenção, inclui a previsão e a programação integrada das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndios.

O PMDFCI, está em vigor até 2012, foi elaborado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em consonância com o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios e com o Plano Regional de Ordenamento Florestal do Alto Minho.


PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL (POM)

O POM é um documento aberto e dinâmico, sendo necessária a sua revisão anual e respetiva atualização dos recursos humanos e materiais disponíveis, infraestruturas de apoio, assim como quaisquer alterações ao nível das funções e responsabilidades das entidades envolvidas na Defesa da Floresta Contra Incêndios. Trata-se de um instrumento anual de operacionalidade do PMDFCI.

Define a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais.

OBJETIVOS
  • Desenvolver um sistema de deteção e vigilância articulado e eficaz;
  • Mobilizar rapidamente os meios de combate;
  • Extinguir os incêndios na sua fase inicial - 1ª Intervenção em 20 minutos;
  • Diminuir o número de reacendimentos;
  • Evitar o risco para a população, seus bens e atividades.
O POM segue as diretrizes do Plano Operacional Distrital, que por sua vez se apoia na Diretiva Operacional Nacional.