Conteúdo

Atelier de Informática para Séniores

O Atelier de Informática para Seniores visa:

- Formar a população sénior na utilização de ferramentas como o correio eletrónico, redes sociais, etc.
- Promover a literacia informática junto da população sénior (+ 60 anos)

Dias e horários:
3.ªs a 5.ªs (inscrições limitadas) - 10h30/11h30

Atelier de Inglês para Seniores

O Atelier de inglês para Seniores pretende:

- Promover a socialização dos mais velhos.

Dias e horários:
6.ªs feiras (inscrições limitadas) - 10h30/11h30

Clube de Leitura Chá com Livros

Clube de Leitura "Chá com livros"

Dinamizado pela prof. Maria José Areal, para falar de livros e leituras… com o intuito de:

Promover e divulgar os autores portugueses;
Promover os livros e a leitura, junto de todos os interessados;
Dar a conhecer a BMV a outros públicos.

- Quinzenal - segundas-feiras: 15h

Encontros com Escritores e Ilustradores

Encontros com Escritores e Ilustradores

Estas atividades visam criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância mas também oferecer possibilidades de um criativo desenvolvimento pessoal, para todos os grupos etários, estimular a imaginação e criatividade das crianças e jovens e facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática.

Todas estas atividades e ações visam a promoção das competências de leitura, escrita e informáticas da comunidade local, sem exceção.

Serviço de Referência

Serviço de Referência

Este serviço tem por finalidade apoiar os utilizadores no uso dos recursos da biblioteca, no auxilio no acesso à informação necessária, na assistência na orientação e localização de documentação adequada e na promoção da biblioteca no seio da comunidade valenciana.

Objetivos:

Acolher: acolhimento personalizado aos novos utilizadores da biblioteca, apresentando a biblioteca e os seus serviços, transmitindo orientações básicas e informações consideradas pertinentes no sentido de uma utilização correta e eficaz dos recursos existentes;

Orientar: orientação do utilizador na pesquisa e localização da informação e documentação de que necessita, informando-o dos recursos e fontes de informação disponíveis;

Informar: resposta a perguntas factuais de resposta rápida e a perguntas de carácter bibliográfico, fornecendo ao utilizador a localização ou fontes de informação pertinentes;

Formar: formação do utilizador no sentido de o dotar de competências na utilização de recursos de informação adequados, no desenvolvimento de técnicas de pesquisa e de recuperação da informação necessária.      

Serviço de Informação à Comunidade

Serviço de Informação à Comunidade
Pretende-se que a biblioteca possa disponibilizar ao público toda a informação considerada de interesse local, gerindo bases de dados com informação (textual, sonora e gráfica). Este serviço para além da sua vertente informativa (endereços úteis, informações úteis aos munícipes, património recomendado, etc.) será também um meio de promoção de eventos e realizações locais internas e externas à biblioteca.

É um serviço ativo, ao serviço dos indivíduos e dos grupos, com um claro empenhamento em resolver os problemas dos indivíduos e das comunidades, daí inferir-se que é um serviço que se centra nas pessoas, quer seja a comunidade valenciana mas também outros indivíduos, residentes em Portugal mas também no estrangeiro .

Objetivos:
- Satisfazer as necessidades de informação do cidadão sobre os mais variados aspetos da vida da comunidade;
- Recolher, tratar e difundir informação sobre a vida de uma comunidade, ao nível concelhio;