Conteúdo

ALERTA

Vespa velutina

Vespa
A Vespa velutina, também conhecida por “vespa asiática”, está a causar estragos na Europa desde a sua chegada acidental, há alguns anos. A abelha doméstica europeia, a Apis mellifera, é a sua principal vítima, pois não está preparada para lidar com o agressivo himenóptero proveniente da Índia, da China e da Indonésia. Perfeitamente instalada no novo habitat, a recém-chegada imobiliza o inseto do mel com o seu veneno para oferecê-lo como alimento à prole. Não contente com isso, extermina a colmeia.

A Vespa velutina é conhecida pelos apicultores como “vespa assassina”, dados os nocivos hábitos alimentares que adotou. Na vizinha Espanha, os produtores de mel começaram a organizar-se depois da descoberta de ninhos da espécie numa trintena de municípios das comunidades de Navarra, País Basco, Castela, Leão e Catalunha. A preocupação é ainda maior em França, onde a invasora foi detetada há sete anos e ocupa já metade do território.

Em Portugal, nomeadamente no distrito de Viana do Castelo, também já nos deparamos com este problema, tendo sido encontrados 36 ninhos nos vários concelhos.

Em Valença, de momento ainda não foi identificado nenhum ninho, no entanto alertamos que em caso de identificação/avistamento, deverá contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (916 999 628) ou o SEPNA/GNR (251 801 010) ou os Bombeiros Voluntários de Valença (251 809 000) ou a APIMIL (963 150 782) ou o CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro através do 117 chamada gratuita).